Comendadores e Comendadoras

04:15

Portugaaaaal. Eu sei que já não estou propriamente em cima do acontecimento, mas vamos ver, isto de sermos campeões da Europa dura quatro anos, pelo que eu vou esperar que escrever sobre o assunto na primeira semana ainda não seja um acto totalmente desactualizado. Bem sei isto é para se viver muito intensamento, mas em tempo curto. Para a semana voltamos aos défices e resgates, e já ninguém se lembra da Europa por estes motivos. Aproveitemos então enquanto ainda é tempo.

Eu não estou habituada a ganhar nada, à excepção dos campeonatos do Benfica, a esses já estou a tomar o gosto. Mas a quem é que eu quero enganar?! Não entendo assim tanto de futebol. Pouco importa, nestas últimas semanas, pasma-se a minha alma, a equipa de futebol da seleção esteve, tal como previsto, quase quase a perder, mas acabou sempre por ganhar. Isto como quem não quer a coisa foi fazendo crescer em mim uma esperança... É que nem sei eu de onde me vem este patriotismo todo. Mas ai, com cada perna, aqueles homens! E correm, e que beleza cada passe, cada chuto! Isso sim. Houve de tudo, e não há como uma pessoa ficar indiferente. Ele foi empates, ele foi comentadores muito inspirados, ele foi desforra a penáltis, ele foi o grande capitão campeão desfeito em lágrimas lesionado com uma pequena traça no rosto na final, ele foi patinho feio a dar a vitória, ele foi franceses casmurros e com mau perder, ele foi belíssimas piadas na internet. Ele foi o desfile do Marquês, eu juro que só não fui porque não pude. Estive quase quase, mas só vi ao longe, estava a dois passos e escaparam-me. Porque isto não interessa nada se metade destes jogadores não sabe falar português com dignidade, se quando lhes fazem perguntas ainda estão a arfar, ou a fazer beatbox, ou a dizer asneiras. Eles ganharam, e é como eu digo aos meus filhos, quando eles se portam bem ganhamos todos. São comendadores, acho bem! Afinal os nossos amigos british têm a rainha, é toda uma loucura sair à rua no UK com a belíssima bandeira britânica em punho a ondular ao vento baixo aquele céu cinzento. Nós temos sol, e temos o Ronaldo! Cada macaco no seu galho. Impossible is nothing.

Agora, não fiquemos indiferentes aos campeões de atletismo que se fartaram de pedalar em Amesterdão. Eu não tenho culpa nenhuma se o atletismo não move nem montanhas nem milhares. Se calhar se passassem na Rtp1 e tivessem um genérico do David Guetta a coisa não era assim. Mas eish, não olhem para mim, eu não tenho soluções. Só sei apontar os problemas. Ouvi dizer que também serão comendadores e comendadora, e eu estou orgulhosa. Há lá país tão comendado.

0 comentários